sexta-feira, abril 08, 2011

ÉTICA E TRANSGRESSÃO

Como dizia o psicólogo Harelock Ellis, quanto maior o número de leis, maior o número de transgressões. Desde épocas muito remotas, as ditas transgressões vêm à tona em diversas situações com fundamentos muitas vezes evolutivos. O filósofo grego Sócrates é um exemplo de transgressor, ele propôs uma nova forma de viver através da busca incessante de si mesmo, lá pelo século V a.C. Recentemente, a população de alguns países também transgrediu para obter avanço no campo político-social, como a luta do povo egípcio pela derrocada do ditador Hosni Mubarak do poder. Entretanto, o que representa a ética no campo transgressor?
O campo da ética é uma espécie de legislação do comportamento moral das pessoas. Por mais que seja certo que toda moral supõe determinado princípio, normas ou regra de comportamento, não é a ética que estabelece numa determinada comunidade. Muitas teorias organizaram-se em torno do problema da definição do bom, e as respostas variam de uma teoria para a outra. Para uns, o bom é a felicidade ou o prazer, para outros, o útil e o poder.
Nas relações cotidianas, entre os indivíduos, surgem continuamente questões como: Será que devo dizer a verdade o tempo todo? Preciso cumprir a promessa que realizei? Há ocasiões em que devo mentir? E o homem, para resolvê-las, recorre às normas e formam juízos. Age moralmente. Com uma série de práticas morais já em vigor e partindo delas, procura-se determinar a essência da moral.
Já a ética, se divide em duas essências, a objetiva que se refere ao grupo e a subjetiva que se direciona ao indivíduo em si. Entretanto, hoje há o perigo de se acreditar que tudo pode ser relativo. Afinal, quem determina o certo ou errado? A lei existe para eliminar conflitos e esta está sempre no mundo moral, no nosso cotidiano.
O indivíduo é dito como livre, mas é preciso que ele responda por seus atos. Logo, a transgressão muitas vezes é necessária para que haja uma evolução, mas está diretamente ligada com as decisões de mudança de uma ou mais pessoas. A ética nem sempre é o que é bom ou justo. Ela pode ajudar, assim como não, para fundamentar certa forma de comportamento moral. Os problemas neste campo caracterizam-se pela sua generalidade. O livre arbítrio não pode se separar da responsabilidade. É preciso um agente consciente. “A sociedade tende a aperfeiçoar as suas leis, como o rio tente a dirigir a sua corrente” Luis Gabriel Ambroise de Bonald. 

Por Anne Barbosa
Ética e Bases Humanas


Referências
Vasquez, Adolfo Sánchez. Ética. 18 ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário